Um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Ciências Farmacêuticas, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), busca orientar a população sobre a prevenção do câncer de colo de útero.

Associada a essa conscientização, o projeto também realiza a campanha “Fios de Estima” para arrecadação de mechas de cabelo com a finalidade de se produzir perucas destinadas a pacientes com câncer na Paraíba, por meio de uma parceria com o Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa.

Coordenador do projeto, o professor Juan Gonçalves explicou que o objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância da realização de medidas de prevenção, a exemplo do Papanicolau (exame preventivo de colo de útero) e da vacinação contra o Papilomavírus humano (HPV). Além disso, o intuito é disponibilizar informações embasadas na literatura científica, com linguagem acessível e gratuita à população em geral.

“Temos realizado publicações informativas de amplo acesso, além de lives com profissionais da área, que repassam informações confiáveis e respondem perguntas feitas diretamente pelo público”, contou o professor Juan.

A primeira entrega de mechas doadas por meio da campanha ocorreu no último dia 25 de agosto, no Hospital Napoleão Laureano. Em breve, será organizada a campanha de arrecadação de lenços e turbantes para as pacientes do hospital.

“Nossa arrecadação tem sido um sucesso e fora de qualquer expectativa. De fato, já fizemos a doação de dezenas de mechas. Caso a procura continue sendo alta, pretendemos fazer doações a cada bimestre”, adiantou o docente.

As doações seguem alguns critérios: a mecha deve ter, no mínimo, um tamanho aproximado de 20 centímetros; não há restrições para cabelos com química; o cabelo doado deve estar limpo e seco, para evitar mofo; e deve estar preso a um elástico e ser entregue em uma embalagem plástica.

O público-alvo da ação de extensão são mulheres, porém, o projeto também se dirige aos homens, uma vez que esse público possui papel fundamental na transmissão do Papiloma vírus humano (HPV), o principal fator de risco associado aos casos de câncer de colo uterino.

As pessoas interessadas podem agendar a doação de mechas. O ponto de coleta na UFPB é o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM), localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), mas é possível agendar coleta em domicílio.

Quem não reside em João Pessoa pode enviar as mechas pelos Correios ou entregá-las em pontos de coleta em Bayeux e em Patos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail projetofiosdeestima@gmail.com ou pelo Instagram @fiosdeestima.

Número de casos

De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), o câncer de colo de útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, com aproximadamente 570 mil casos anuais. Ele também é responsável por 311 mil óbitos por ano, sendo a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no estado da Paraíba, ele é o segundo com mais incidência, perdendo apenas para o câncer de mama. Em contrapartida, esse tipo de câncer é um dos poucos tipos que possuem métodos de prevenção e diagnóstico precoce bastante eficazes, além de serem disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

* * *