Na manhã desta segunda-feira (03) os novos alunos do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram recepcionados com apresentações musicais que animaram o público, lanche coletivo e Feira de Serviços Acadêmicos no evento de Acolhimento Estudantil 2025.2, ocorrido no Centro de Vivência da Instituição.

Nos estandes montados no local, os novos estudantes tiveram a oportunidade de conversar com servidores e estagiários de diversos setores da UFPB, conhecendo de perto os serviços essenciais oferecidos pela universidade, como assistência estudantil, inclusão, saúde e apoio acadêmico.

Além das orientações, os calouros participaram de atividades lúdicas e interativas, que tornaram o momento mais descontraído e integrador. As tradicionais boas vindas foram dadas pela Reitora, Terezinha Domiciano, pela Vice-Reitora, Mônica Nóbrega, pela Pró-reitora de Graduação, Ana Cláudia Rodrigues, pela Pró-reitora de Assistência e Promoção ao Estudante, Georgia Macedo, e pelo Pró-reitor de Planejamento, Anielson Barbosa.

Em sua fala, a Vice-Reitora Mônica Nóbrega falou da alegria da recepção e destacou a formação humana da UFPB à qual os novos alunos terão acesso. A pró-reitora de Graduação, Ana Cláudia Rodrigues, agradeceu aos setores que apoiaram a realização do evento e convidou os alunos a visitarem os stands e conhecerem alguns dos serviços prestados pela UFPB em apoio na caminhada acadêmica.

Já a Pró-reitora de Assistência e Promoção ao Estudante, Geórgia Macedo, aproveitou a oportunidade para informar os alunos sobre a seleção simplificada para os auxílios estudantis em todos os campi, a qual está com inscrições abertas até esta sexta-feira (7). O edital, voltado especialmente para os alunos ingressantes no período letivo 2025.2, contempla vagas para os auxílios restaurante universitário, alimentação e residência universitária.

A Reitora Terezinha Domiciano declarou oficialmente aberto o semestre 2025.2, enfatizando que agora os alunos ingressantes passam a fazer parte importante da história de uma instituição que já tem 7 décadas de contribuição com ensino, pesquisa, extensão e inovação na sociedade paraibana.

“A UFPB a partir desse momento passa a ser também de cada um que está aqui. Que vocês possam crescer, aprender e que nós cresçamos juntos enquanto instituição. Sejam todos bem-vindos e bem-vindas e que vocês possam ser felizes aqui na nossa instituição”, disse a Reitora.

Entre os novos estudantes recepcionados estava Caroline Amaro, caloura do curso de Enfermagem, que viveu pela primeira vez a experiência de conhecer o campus após sua aprovação. Emocionada, ela contou que ingressar na universidade representa “a concretização de um sonho”. Embora seu objetivo inicial fosse cursar Medicina, Caroline vê na Enfermagem uma oportunidade de aprendizado e crescimento: “Pode ser que eu me apaixone também durante o curso, então estou feliz com isso”, afirmou. A estudante destacou ainda a importância das ações de inclusão e acessibilidade promovidas pela UFPB, que, segundo ela, chamaram sua atenção durante a visita aos estandes. Animada com o início dessa nova etapa, Caroline disse estar com “as maiores expectativas possíveis” e pretende “aproveitar cada segundo” da vida universitária.

Acompanhada de duas amigas veteranas, a também nova aluna do curso de enfermagem Suzana Pereira ficou feliz com o momento de recepção. “É a primeira vez que venho à UFPB. Tinha outra visão do campus, mas na verdade ele é lindo e cheio de natureza. E esse momento de recepção com as boas-vindas da reitora, a apresentação dos setores, eu gostei demais, achei tudo muito organizado”, disse a aluna.

Outro calouro presente no evento de boas-vindas foi Júnior Pereira, recém-ingresso no curso de Ciências Biológicas. Natural de Sobrado, município a cerca de uma hora e meia de João Pessoa, Júnior contou que vai se deslocar diariamente até o campus para acompanhar as aulas — um desafio adicional, já que seu curso é integral.

Apesar da rotina exigente, ele demonstrou entusiasmo com a nova fase e destacou o interesse pelas ações da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape), especialmente pelos auxílios estudantis oferecidos pela universidade. “Vai ser importante pra ajudar, porque o curso é integral e eu venho de outra cidade”, afirmou.

No evento, os alunos puderam visitar estandes das Pró-reitorias de Extensão, Assistência e Promoção ao Estudante, Graduação, Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais (InELC), Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), Centro de Referência em Atenção à Saude (CRAS), Centro de Referência de Políticas de Prevenção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres da UFPB (CoMu), Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi), Comissão de Gestão Ambiental (CGA), além do Caminhão do Saber da Editora UFPB.

O Acolhimento Estudantil 2025.2 teve uma segunda edição no Campus I realizada às 14h, e segue com nova programação às 19h, na Praça Marielle Franco, no Centro de Educação. Entre os dias 3 e 6 de novembro, todos os campi da UFPB promovem uma série de atividades, como palestras, momentos lúdicos, tour pelos espaços universitários, feira de serviços acadêmicos e apresentações culturais, com o objetivo de integrar novos estudantes e veteranos. A programação é divulgada pelos campi em seus sites e redes sociais, e a agenda completa da Semana de Acolhimento pode ser conferida aqui.