A Paraíba está sediando, nesta quarta e quinta-feira (22 e 23), o Encontro Regional Descentralizado do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas) Nordeste 2025. O evento, organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), está acontecendo no Verdegreen Hotel, no bairro de Manaíra, na Capital, onde estão reunidos representantes dos estados da Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Ceará e Maranhão.
O encontro do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas) tem como tema geral “O protagonismo dos Estados e as diversidades regionais nos 20 anos de consolidação do SUAS: pacto federativo,desenvolvimento e combate às desigualdades regionais”.
A Mesa Solene contou com a presença de autoridades nacionais e regionais, destacando o compromisso político dosEstados no fortalecimento do pacto federativo, além de debate sobre os 20 anos do SUAS e a centralidade do ente estadual na garantia de direitos, na coordenação interfederativa e no protagonismo do desenvolvimento regional.
Segundo a secretária do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, “nossa missão maior é diminuir as desigualdades sociais, regionais, compreendendo que os estados têm que estar unidos, fortalecidos pelos SUAS”.
O assessor técnico e representante da Presidência Nacional do Fonseas, Thauan Pastorello, falou sobre o objetivo do evento. “O objetivo do Fórum é recolher das regiões aquelas principais necessidades e demandas acerca do desenvolvimento social, das desigualdades regionais, com o objetivo de formular, de adquirir e trazer elementos para formular propostas e realizar melhor o trabalho que os secretários dos Estados fazem, em Brasília, junto ao Ministério, para o investimento das políticas de Assistência Social”.
Aline Araújo, representante da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, que participa do Encontro em João Pessoa, disse que “é um marco importante de articulação entre os estados dessa região. É nesse momento que a gente se junta para pensar o fortalecimento da proteção social e como traçar estratégias para desenvolver ainda mais o Sistema Único de Assistência Social na região Nordeste. Eu sou da Bahia e hoje, aqui na Paraíba, estamos juntos nesse processo e com os demais estados do Nordeste para fortalecer o Suas e levar mais proteção social para quem mais precisa”.
Na abertura do Fórum foi ministrada, pela professora da UFPB Marinalva Conserva, a palestra “A Proteção Social na Trama da Questão Regional: expressões assimétricas nos territórios de vivência do Nordeste Brasileiro”.