A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) obteve resultados expressivos na Avaliação Quadrienal 2025 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo resultado preliminar foi divulgado no último dia 12. Ao todo, 77 programas de pós-graduação da instituição, que ofertam cursos de mestrado e/ou doutorado, foram avaliados.

Em comparação com a Avaliação Quadrienal anterior, realizada em 2021, 23 programas da UFPB apresentaram aumento de nota, evidenciando avanços consistentes na qualidade da pós-graduação. Também foi registrado crescimento significativo no número de programas com conceitos mais elevados (notas 5, 6 e 7), com destaque para o aumento superior a 100% no quantitativo de programas considerados de excelência, que alcançaram notas 6 e 7.

O Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde obteve a nota máxima (7). E os programas de Educação Física; Ciências da Nutrição; Ciência e Engenharia de Materiais; Química; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Zootecnia; Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos; Linguística; e Biotecnologia (Renorbio) alcançaram a nota 6.

Com esse desempenho, a UFPB passa a contar com 34 programas de pós-graduação consolidados, sendo 24 programas com nota 5 e dez programas de excelência com notas 6 e 7.

Para o pró-reitor de pós-graduação da UFPB, Evandro Leite de Souza, “o resultado da avaliação quadrienal 2025 reforça o compromisso da UFPB com a qualidade e a relevância da pós-graduação. É fruto do trabalho coletivo e do talento de docentes, discentes e servidores técnicos-administrativos que promovem o ensino, a pesquisa e impactam a sociedade”.

A UFPB também obteve a redução de aproximadamente 50% no número de programas sediados na Universidade que permanecem com a nota mínima (3) exigida para a permanência no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Atualmente, a instituição conta com 32 programas com nota 4, os quais se configuram como potenciais candidatos à ampliação da oferta de cursos de doutorado.

Os resultados também evidenciam o fortalecimento da pós-graduação nos campi fora de sede. Programas como Tecnologia Agroalimentar e Ciências Agrárias – Agroecologia, no campus de Bananeiras, e Ciências do Solo e Zootecnia, no campus de Areia, registraram aumento de nota, confirmando que a política de interiorização da pós-graduação na Universidade ocorre de forma estratégica.

Panorama atual dos programas de pós-graduação da UFPB:

– 1 programa de pós-graduação com nota 7;
– 9 programas de pós-graduação com nota 6;
– 24 programas de pós-graduação com nota 5;
– 32 programas de pós-graduação com nota 4 e;
– 11 programas de pós-graduação com nota 3.