A Reitora da Universidade Federal da Paraíba, Terezinha Domiciano, recebeu, na manhã desta terça-feira (4), a visita dos coordenadores do Planejamento Espacial Marinho (PEM) na Paraíba, projeto que será implementado pelo governo brasileiro com o intuito de garantir o uso dos recursos marinhos de forma sustentável.
O PEM é coordenado na Paraíba pelo professor Eduardo Viana, do Departamento de Geociências do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB, e tem como vice-coordenadora Karina Massei, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da universidade.
Também participaram da reunião dois representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba (Semas-PB) – o gerente executivo Thiago César Farias e a gerente operacional Cleytiane Santos – que também será parceira do PEM na Paraíba.
O projeto deve ser lançado, em nível estadual, até o mês de março, e consistirá no zoneamento da área marinha para definir as prioridades de uso e de exploração de recursos naturais que existem na Paraíba e em todo o Nordeste, segundo o professor Eduardo Viana.
Na avaliação da Reitora Terezinha Domiciano, essa parceria é extremamente importante para a UFPB e para a sociedade como um todo, por tratar de um tema crucial, que é a sustentabilidade. Ela destacou a capacidade técnica dos docentes e alunos da universidade que vão participar desse zoneamento da linha costeira da Paraíba.
Com ações conduzidas por uma Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), o PEM foi dividido em quatro regiões – Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. A coordenação do PEM na Paraíba vai atuar em conjunto com outros estados do Nordeste – região com maior área marinha do Brasil, representando 34% do litoral brasileiro – em um projeto que se estenderá até o ano de 2028. A estimativa é que o Planejamento seja implantado no Brasil até o ano de 2030.