A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi contemplada com 69 novas bolsas de pós-graduação, distribuídas entre 47 para cursos de mestrado e 22 para cursos de doutorado, por meio do ciclo 2026 do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG), do governo federal.
As bolsas foram concedidas por meio de uma chamada pública publicada em agosto deste ano pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No resultado divulgado pelo CNPq, o valor concedido para a proposta submetida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) é de aproximadamente R$ 6,1 milhões.
De acordo com o coordenador de Acompanhamento e Avaliação dos Programas e Cursos de Pós-Graduação da PRPG, professor Josean Fechine, as bolsas serão concedidas a partir de março de 2026 e vão beneficiar tanto alunos novos quanto alunos veteranos. O tempo máximo de concessão da bolsa, salvo casos particulares, é de dois anos para o mestrado e de quatro anos para o doutorado.
A distribuição das bolsas pelos programas de pós-graduação dos quatro campi da universidade ainda vai ser definida pela UFPB. As regras serão publicadas por meio de uma resolução, após validação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFPB). A resolução será divulgada na página da PRPG.
Josean Fernandes avaliou como positivo o número de bolsas concedidas pelo CNPq – que leva em consideração critérios como as notas dos programas de pós-graduação – e destacou o papel crucial deste auxílio para a permanência dos estudantes nos cursos e para o desenvolvimento da produção científica. Ainda segundo o coordenador, a ausência de bolsas aumenta a chance de evasão de estudantes, o que pode afetar o andamento de pesquisas de grande relevância social.





