A Prefeitura de João Pessoa lançou, nesta terça-feira (17), o edital que torna público o concurso ‘Festival de Aplicativos da Iniciativa Code das Escolas Municipais’. As inscrições são gratuitas e o pré-requisito para participar é ser aluno do Ensino Fundamental II da rede pública municipal de João Pessoa e estar regularmente inscrito no Projeto Code até o dia 6 de novembro, data em que se encerra o período de inscrições.

Para se inscrever é necessário formar uma equipe e preencher os dados do projeto acessando o formulário disponível no link. Cada equipe deve ainda enviar um vídeo, com no mínimo um e no máximo três minutos, apresentando seu aplicativo. As instruções de como o vídeo deve ser gravado estão descritas no anexo I do edital.
Também é necessário enviar imagens que mostram diferentes telas do aplicativo, o nome do aplicativo, nome completo dos integrantes da equipe, breve descrição do aplicativo e informar a escola onde estuda e o nome do tutor Code responsável pela equipe, caso tenha. A lista das equipes inscritas será publicada no dia 9 de novembro no site https://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretaria/secitec/.
“O Code é um projeto idealizado pela Secitec, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Devido ao seu sucesso, foram geradas outras iniciativas, como o Festival de Aplicativos que se inicia agora. Este evento tem o objetivo de promover a criatividade dos alunos integrantes do projeto através da construção de aplicativos para dispositivos Android1 na plataforma MIT App Inventor2”, ressaltou o secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos.
Os projetos devem considerar os seguintes aspectos: apresentação do produto (aplicativo) e completude da solução (aplicativo implementado e funcionando).
Etapas – O concurso contará com duas etapas: escola e municipal. As escolhas dos finalistas serão feitas por votação popular em ambas as etapas. Na etapa escolar, que ocorre de 11 a 15 de novembro, a comunidade será convidada para votação do melhor aplicativo de cada escola no site.
Na etapa municipal, realizada de 16 a 20 de novembro, os três aplicativos mais votados de cada escola serão habilitados para participar dessa etapa e a comunidade será convidada para votação do melhor aplicativo no mesmo site da votação anterior. A relação com o nome dos finalistas será divulgada no dia 21 de novembro.
Premiação – Na etapa escolar serão concedidos certificados de participação para todas as equipes que tiveram suas inscrições homologadas. Já na etapa municipal serão concedidos prêmios aos três projetos mais votados. A premiação será de R$5 mil para cada uma das equipes vencedoras.
A solenidade de premiação acontecerá no dia 25 de novembro durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023, que será realizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro Tambauzinho.





